domingo, 26 de dezembro de 2010

UFRJ em Movimento - Manifesto de Apoio

É tempo de escolhermos o próximo Reitor para a nossa universidade. É tempo de avaliarmos os caminhos já percorridos e refletirmos sobre os que ainda temos a percorrer. É tempo de aproveitarmos as condições favoráveis pelas quais passa o Brasil e construirmos a UFRJ que queremos e que o Brasil e o Rio de Janeiro precisam. É tempo de ousarmos e conquistarmos nossas utopias!
Internamente, respira-se um clima de cordialidade e de respeito às diferenças, o que nos permitiu, nos últimos anos, avançar e implementar vários “projetos verdadeiramente universitários”. Enfrentamos autocríticas difíceis e saímos delas fortalecidos. Mas precisamos continuar avançando!
Externamente, após um longo período de estagnação, restrições e até mesmo retrocessos, quando o ensino universitário era apenas um detalhe menor na agenda nacional, estamos testemunhando agora esforços concretos na defesa da universidade pública e de qualidade. A nova conjuntura produziu ecos e está sustentando importantes projetos de transformação e de expansão das nossas Universidades Federais.
A UFRJ já demonstrou seu engajamento nesse projeto de mudanças e está firmemente empenhada em atender as necessidades contemporâneas da ciência, das artes, das múltiplas formas de produção e difusão de saberes e culturas, numa sociedade desafiada por dramáticas desigualdades. O nosso Programa de Reestruturação e Expansão (PRE), o nosso Plano Diretor UFRJ 2020 e as recentes mudanças adotadas nos mecanismos de acesso aos nossos cursos de graduação indicam a direção para onde queremos caminhar.   
O papel histórico da UFRJ no cenário nacional, sua dimensão, a diversidade e a qualidade das nossas atividades exigem que olhemos para objetivos mais amplos, com perspectivas que vão além de uma gestão e projetem a universidade num processo de transformação social.
Animados por essas perspectivas e expectativas, estamos lançando publicamente, através deste manifesto, a Chapa UFRJ em MOVIMENTO - Carlos Levi e Antonio Ledo, aos cargos de Reitor e Vice-Reitor nas próximas eleições da UFRJ.
Vemos nesta candidatura o forte compromisso e entusiasmo com a consolidação das recentes conquistas de nossa universidade. Estamos certos de que estes colegas continuarão empenhados em reafirmar e ampliar estas conquistas, assegurando a irreversibilidade e continuidade do processo de mudanças.
Nos próximos meses, a Chapa UFRJ em Movimento estará discutindo suas idéias, recebendo sugestões e propostas de todos os segmentos de nossa comunidade para a elaboração de um programa detalhado. Mas, desde já, afirmamos os compromissos centrais, princípios gerais e diretrizes estruturantes que estarão na base deste programa:
- a reafirmação da nossa intransigente defesa da autonomia universitária em todos os níveis e aspectos;
- o respeito à prática da democracia nos procedimentos internos e nas repercussões e resultados das atividades universitárias, incluindo, desde já, o reconhecimento dos resultados eleitorais definidos pela apuração paritária dos votos das três categorias que compõem a Comunidade UFRJ;
- a sustentação da reestruturação e da expansão acadêmicas, assegurada a melhoria contínua das condições materiais e a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, incluindo a consolidação do Pólo de Xerém e do Campus Macaé; as inovações e flexibilizações curriculares, de modo a modernizar, enriquecer e alargar a formação dos alunos; a ampliação da oferta de cursos noturnos e à distância; a incorporação de práticas sustentadas por ampla e intensa utilização de tecnologias de informática. Esses objetivos têm como condição preliminar jamais transigir com a qualidade das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Da qualidade e da excelência acadêmicas jamais abriremos mão!
- o apoio às iniciativas que estimulem as ações integradoras e que possam reverter o quadro de fragmentação, ainda presente no cotidiano da UFRJ, incluindo os esforços para viabilizar a concentração das atividades acadêmicas na Cidade Universitária; o compartilhamento racional de recursos materiais e humanos para apoio às atividades acadêmicas; o envolvimento multi-institucional na formação dos alunos;
- a implantação de procedimentos estáveis, permanentes e mais do que tudo, construtivos, de Avaliação das atividades universitárias que explicitem as necessidades e expectativas institucionais, e que permitam a revisão e reorientação dessas atividades, quando se fizer necessário;
- o compromisso estratégico com a melhoria da qualidade da educação básica em nosso país, intensificando agora nossas ações junto a esse setor educacional que hoje agoniza e representa um enorme gargalo no desenvolvimento de nosso país. Trata-se de uma cruzada nacional de máxima importância e urgência. A UFRJ pode e deve ampliar o escopo do seu envolvimento e participação!
- o compromisso com ações que visem a agilizar e racionalizar a gestão administrativa e os trâmites internos em nossa universidade que ainda apresentam entraves para o desenvolvimento e progresso das atividades acadêmicas.
- o resgate e a revalorização do papel e do lugar das atividades culturais e artísticas e da formação crítica como elemento essencial à afirmação de uma verdadeira Universidade.

CANDIDATO A REITOR:                
Carlos Levi - Professor Associado da Escola Politécnica e da COPPE. Foi Coordenador Geral do Laboratório de Tecnologia Oceânica - LabOceano. Atual Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento.

CANDIDATO A VICE-REITOR:
Antônio Ledo - Professor Titular da Faculdade de Medicina. Foi Diretor Geral do Instituto de Puericultura Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG. Atual Diretor da Faculdade de Medicina.

Candidato a Reitor

Carlos Antonio Levi da Conceição
Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Naval Architecture - University Of London (1978) e doutorado em Naval Architecture - University of London (1981). Atualmente é professor associado do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, do qual é coordenador do Laboratório de Tecnologia Oceânica. Exerceu o cargo, do qual está licenciado, de Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3). Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em Propulsão de Navios, atuando principalmente em Hidrodinâmica, Ação de Ondas, Dinâmica, Ondas e Teoria Potencial.

Candidato a Vice-Reitor

 
Antonio Ledo Alves da Cunha
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), especialização (Residência Médica) em Pediatria pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ (1982), especialização (Fellowship) em Epidemiologia Clinica (1992) e mestrado em Saúde Publica - Master of Public Health - ((1992) pela Universidade da Carolina do Norte (1982), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), doutorado em Epidemiologia (PhD) pela Universidade da Carolina do Norte (1996) e especialização em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública – Ensp – da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2005). Atualmente é professor titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, da qual é o atual diretor. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente temas ligados à criança, às doenças prevalentes da infância, às infecções respiratórias agudas, à tuberculose, à atenção primaria na infância, à avaliação de serviços de saúde na área infantil. Tem, também, experiência e atuado na área de Epidemiologia Clinica e em Medicina Baseada em Evidencias.