sábado, 9 de abril de 2011

Carta de apoio da Reitoria à chapa UFRJ em Movimento

SAUDAMOS A FESTA DA DEMOCRACIA E ANUNCIAMOS NOSSO APOIO ÀS CANDIDATURAS DE LEVI E ANTONIO LEDO.


Nos próximos dias 11, 12 e 13, a Universidade Federal do Rio de Janeiro escolherá seus novos Reitor e Vice-Reitor. Quatro chapas disputam os cargos, todas elas integradas por docentes de nossa Universidade, qualificados e preparados para exercê-los. Propostas vêm sendo apresentadas e debates vêm sendo realizados, e a expectativa é que possamos continuar avançando nos próximos anos, consolidando a posição da UFRJ no cenário da educação superior brasileira.
Há uma diferença notável - e vale recordá-la - entre o processo atual e o que vivemos em períodos anteriores. Há oito atrás, quando assumimos a Reitoria, nossa comunidade estava saindo de mais de cinco anos de crise; foram quatro anos de virtual intervenção entre 1998 e 2002, decorrente da não-nomeação do Reitor eleito em 1998 e um ano de indefinição.
Há oito anos, o quadro era desolador. Por mais de uma década, os recursos para as universidades federais haviam sido reduzidos sistematicamente, vagas para concurso docente rareavam e para concurso para o quadro técnico-administrativo inexistiam.   As políticas de incentivo à pesquisa e à pós-graduação haviam perdido sua universalidade e o aumento significativo de vagas nas instituições privadas indicavam a perda de protagonismo do segmento público.
A combinação, assim, de fatores internos e externos criara uma situação de baixa auto-estima e desesperança em relação ao futuro, consolidando a fragmentação nos planos acadêmico e administrativo.
Tal quadro não existe mais. Quando olhamos a nossa volta, com todas as dificuldades ainda existentes, não podemos deixar de reconhecer o quanto avançamos nesses oito anos. Quem poderia dizer, naquela época, que os recursos orçamentários para custeio investimento iriam decuplicar nesse intervalo de tempo? Quem poderia imaginar que os recursos para investimento voltariam a integrar nosso orçamento? Quem poderia imaginar que faríamos quase mil concursos docentes? Quem poderia imaginar que retomaríamos a prática de concursos para o quadro técnico-administrativo? Quem poderia imaginar que reabriríamos o restaurante universitário? Quem poderia imaginar que triplicaríamos o número de bolsas para os estudantes de graduação e retomaríamos modalidades abandonadas e criaríamos novas? Quem poderia imaginar que avançaríamos na urbanização do campus da Cidade Universitária, iniciaríamos a restauração do Palácio e faríamos obras em praticamente todas as instalações da Universidade? Quem poderia imaginar que estenderíamos os 26,05% a todos os servidores? Quem poderia supor que retomaríamos a posse do Canecão e resolveríamos definitivamente a questão da propriedade sobre o terreno da Praia Vermelha e da ala sul do prédio anexo ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho?
Mas essas não foram conquistas apenas da administração central. São de toda a Universidade e resultam principalmente do esforço compartilhado, participativo de toda a comunidade universitária que encontrou, nesses últimos tempos, um ambiente de absoluto amor e respeito à liberdade de pensamento e expressão, permitindo que explicitássemos nossos pensamentos e as nossas divergências sem que isso pudesse ter qualquer outro significado que não apenas aquele da diferença das idéias.
O forte compromisso institucional público, a disponibilidade sempre presente, a vocação para o trabalho, a seriedade e o aprofundamento ao encarar os problemas mais diversos, a incapacidade de autopromoção e autorreferência e a ética irretocável durante esse difícil processo de escolha para a sucessão da Reitoria são características marcantes dessa chapa Levi/Antonio Ledo motivos pelos quais recomendamos o seu voto na Chapa 10.
Aloísio Teixeira
Sylvia da Silveira Mello Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário