terça-feira, 29 de março de 2011

Manifestação de apoio à chapa UFRJ em Movimento!

Prezados e prezadas
Como deve ser de seu conhecimento, a UFRJ está às vésperas de eleger um novo Reitor. Dirijo-me a vocês para explicitar as razões pelas quais apóio a Chapa UFRJ em Movimento, para a qual peço seu voto.
Nos últimos 8 anos, durante as 2 gestões do Prof. Aloisio Teixeira, a UFRJ deu enormes avanços na construção de uma universidade mais democrática, mais aberta, mais comprometida com a transformação da sociedade brasileira.
Depois de muito tempo de inércia, a UFRJ colocou-se em movimento.
Autonomia, democracia interna, democratização do acesso foram campos em que os avanços foram notáveis. Novos cursos, cursos noturnos, abertura de novos campi em Macaé e Xerém, assim como a reserva de 50% das vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, a multiplicação das bolsas da UFRJ, entre outras ações, expressam o movimento em direção à democratização do acesso, Ainda falta muito, mas passos concretos e importantes foram dados nestes anos.
Por outro lado, a discussão democrática dos rumos da UFRJ foi intensa, levando à aprovação de um Plano de Reestruturação e Expansão e do Plano Diretor UFRJ-2020. Este processo expessa não apenas avanços na democracia interna, mas também na afirmação de nossa autonomia – afinal, só se pode afirmar autônoma a instituição que se mostra capaz de elaborar e afirmar internamente seus projetos e caminhos.
O PRE e o PD UFRJ-2020 apontam na direção de um projeto verdadeiramente universitário, que transcende os limites estreitos das unidades e departamentos, para pensar a integração do ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento. Neste terreno, provavelmente, foi onde começamos a fazer uma pequena revolução. Desta revolução participamos enquanto IPPUR, na criação de novo Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES. Este novo programa é prova eloqüente do extraordinário potencial inovador que pode brotar da integração universitária, uma vez  que o GPDES é co-responsabilidade de 6 unidades: IPPUR, IFCS. FACC, FND, IE, NEI.
Certamente temos ainda muito a fazer, mas o patamar do qual poderá partir o novo reitor é completamente diverso daquele que marcou tão profundamente a história da UFRJ: fragmentação, ausência de qualquer projeto acadêmico-institucional, falta de perspectivas.
O risco que corremos é que os interesses segmentares e localizados, inevitavelmente atingidos quando um projeto mais amplo e ambicioso se afirma, contraponham a esse impulso renovador um passado feito de fragmentação, isolacionismos, corporativismos e elitismo, impondo-nos uma volta atrás no projeto universitário que começamos a construir.
Por tudo isso, peço seu voto para a chapa UFRJ em Movimento, para Carlos Levi e Antonio Ledo.
Saudações universitárias
Carlos Vainer
Professor Titular - IPPUR / UFRJ

Um comentário:

  1. Caros Professores Levi e Ledo,
    Amanhã é dia 10 e faltarão 4 dias para comemorarmos a vitória da chapa 10.
    Parabéns pela campanha digna e honrada que foi feita. A comunidade Universitária há de saber escolher o candidato mais preparado e competente para administrar a nossa UFRJ.
    Muito sucesso!!! Regininha

    ResponderExcluir