quarta-feira, 4 de maio de 2011

CHAPA 10
UFRJ em Movimento

AGRADECIMENTO À COMUNIDADE


Tendo se completado o atual processo eleitoral que definiu os próximos responsáveis pela gestão da nossa universidade, é tempo de agradecer a confiança demonstrada pela Comunidade UFRJ que consagrou a vitória da Chapa 10 – UFRJ em Movimento. É tempo de se convocar a todos para estarem sempre unidos em torno dos interesses maiores da UFRJ e renovar as expectativas de que as mudanças e transformações necessárias à construção do futuro da nossa UFRJ continuarão a seguir seu curso e a incorporar novos desdobramentos.

Os resultados apurados nos dois turnos de votação para a escolha da próxima Reitoria serviram para confirmar, e de forma bastante convincente, a opção da Comunidade UFRJ pelo seu projeto de universidade. Os resultados indicaram um apoio expressivo às propostas apresentadas pelo nosso Programa de Trabalho, e nos exigem compromissos com iniciativas que façam avançar o projeto de universidade que vem sendo construído pela UFRJ: uma universidade comprometida com o seu caráter público, convicta de que deve se empenhar para fazer prevalecer a alta qualidade das suas atividades.

O momento atual é favorável à consolidação das recentes conquistas e à incorporação de novos avanços. Após um longo período de dificuldades e retrocessos, as universidades federais vêm sendo apoiadas por políticas e ações efetivas de recuperação  e expansão. A UFRJ deve, portanto, se empenhar para que o governo não recue e, ao contrário, torne permanente e amplie as repercussões dessas medidas.
É importante que a UFRJ possa aproveitar as atuais possibilidades e sustente a sua política de ampliação de oferta qualificada de vagas nos seus cursos de graduação e pós-graduação; confirme e expanda a qualidade e excelência das suas pesquisas; multiplique suas atividades de extensão; fortaleça seus mecanismos de inclusão social e suas ações de assistência estudantil.

No entanto, a consciência da importância e protagonismo do papel que desempenha a UFRJ na Educação Superior nacional nos exige permanecer em contínuo movimento de atualização e adaptação das nossas estruturas e práticas acadêmicas, de modo a acompanhar a dinâmica do Conhecimento Contemporâneo, que insiste em desafiar as instituições universitárias neste início de Século XXI.


Saudações universitárias,

Carlos Levi e Antônio Ledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário