sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mensagem de Professores Eméritos do Instituto de Economia da UFRJ


Aos professores, estudantes e servidores da 
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Na qualidade de professores eméritos de nossa Universidade, sentimo-nos na obrigação de esclarecer nossa posição frente à atual eleição para reitor e pedir o seu voto para a Chapa 10, integrada pelos professores Carlos Levi e Antonio Ledo.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro viveu nos últimos oito anos um período de profícuas transformações, que lhe permitiram ampliar o número de estudantes em seus cursos de graduação e pós-graduação, criar novas trajetórias de formação acadêmica, expandir seus programas de extensão, aumentar o número de programas de pós-graduação com notas máximas nas avaliações da CAPES, renovar seu quadro docente e técnico-administrativo, e modernizar espaços e instalações. Também foi feito um esforço de superação de anacronismos no sentido de  tornar-se mais e mais uma universidade cidadã − ciente de suas responsabilidades perante uma sociedade que se quer reformar, consolidar o regime democrático e superar iniqüidades históricas.
O reconhecimento de que as diferenças culturais, acadêmicas e de valores societários constituem, em última instância, o maior patrimônio de uma universidade, foi a marca da gestão 2003-2011. Os espaços decisórios foram ampliados, a normalidade e a regularidade na vida dos colegiados superiores alcançada e o respeito a decisão desses órgãos garantida.
Tudo isso permitiu que se avançasse na construção de um verdadeiro projeto de universidade que é conquista, não de um ou outro grupo, mas de toda a comunidade da UFRJ.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro merece que essa trajetória siga adiante. E a garantia para isso é que todos nós, no momento do voto, reafirmemos nosso compromisso com o futuro votando em Carlos Levi e Antonio Ledo nos próximos dias 25 e 26 de abril.

Antonio Barros de Castro, 
Antonio Dias Leite e
Maria da Conceição Tavares
Professores Eméritos do Instituto de Economia da UFRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário